• Emergência Odontológica
  • Ligue: (21) 99966-2104

Como identificar e tratar a Cárie Dentária

A cárie é uma doença localizada nos dentes causada por bactérias que se alojam nos dentes formando placas duras e difíceis de remover em casa. Nesta placa as bactérias vão aos poucos perfurando o esmalte dos dentes causando dor e desconforto quando chegam nas partes mais profundas dos dentes. O agente causador da cárie muitas vezes é a bactéria Streptococcus mutans que pode ser facilmente transmitida de uma pessoa para outra através do contato próximo como o beijo na boca e ao dividir o seu talher com outra pessoa, e é por isso que não é recomendado beijar na boca da criança, ainda que seja seu filho, nem provar a comida dele, para saber se está muito quente, usando o mesmo talher.

Sinais e sintomas de cárie dentária

O principal sintoma da cárie é a dor de dente, mas em alguns casos pode-se observar um pequeno furinho ou pontinho mais escuro no dente, mesmo após a correta escovação da boca. No entanto, na fase inicial, muitas vezes a cárie não apresenta qualquer sintoma. Quando a cárie encontra-se entre os dentes ela pode ser observada num exame de raio-x, feito pelo dentista. Por vezes, ao observar a presença de um ‘furinho’ no dente, o dentista coloca um instrumento com uma ponta muito fina, dentro desse buraquinho para observar sua profundidade e se a pessoa sente dor. Se a cárie estiver muito profunda é possível que o dente esteja mais escuro que os outros ou até mesmo quebrados ou rachados, necessitando de um tratamento dentário.

Tratamento para cárie dentária

A única forma de tratar uma cárie dentária é numa consulta com o dentista. Por vezes, basta apenas 1 sessão para eliminar a cárie, com uma obturação no dente, mas quando muitos dentes estão afetados, o tratamento pode ser mais prolongado e dispendioso, podendo ser preciso recorrer ao canal ou até mesmo a retirada do dente, que depois precisa ser substituído por uma prótese.

O que fazer para evitar as cáries

A melhor estratégia para evitar a cárie é evitar a formação da placa bacteriana nos dentes e por isso não pode haver restos de comida nos dentes. Tomar um golinho de água depois de comer é uma boa estratégia para retirar qualquer vestígio de comida dos dentes, diminuindo o risco de cáries, mas além disso você pode:
  • Diminuir o consumo de açúcar e de alimentos que grudam nos dentes;
  • Preferir um creme dental com flúor sempre que escovar os dentes;
  • Comer 1 maçã depois da refeição para limpar os dentes;
  • Comer 1 fatia de queijo amarelo como cheddar, por exemplo para normalizar o pH da boca, protegendo os dentes das bactérias que causam cáries;
  • Ter sempre um chiclete sem açúcar por perto porque a mastigação estimula a salivação e esta protege os dentes porque não permite que as bactérias produzam o ácido que corroem os dentes.
  • Escovar os dentes diariamente, usar o fio dental e enxaguante bucal, principalmente antes de dormir, e se usar aparelho, sempre depois de comer.
  • Além disso, você deve ir ao dentista a cada 6 meses, para fazer uma limpeza profunda nos dentes, removendo completamente a placa bacteriana, por menor que ela seja. Em alguns casos, o dentista também pode aplicar uma fina camada de flúor nos dentes, especialmente nos das crianças para fortalecer os dentes.

Alimentos que previnem as cáries

Além da maçã ajudar a limpar os dentes e os queijos amarelos equilibrarem o pH da boca, diminuindo o risco de cáries dentárias, existem alguns alimentos que podem a ajudar nesse controle:
  • Alimentos fibrosos como cenoura, pepino e salsão;
  • Alimentos ricos em proteínas como atum, ovos e carnes, que também podem ser consumidos nos lanches em forma de sanduíche.
Já os alimentos que devem ser evitados são os doces, especialmente se for um petisco ou ingerido sozinho no meio da tarde, porque eles causam menos problemas quando consumidos depois da refeição, como sobremesa. FONTE: TUA SAÚDE
Lisa McKennie
agosto 3, 2020

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.

Jennie Hadid
agosto 3, 2020

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip commodo.