Clinica My Way | Dentista Emergência 24 Horas e Atendimento domiciliar - Não Aceitamos Convênios

Nossos serviços

Estética

O sorriso de uma pessoa é o seu cartão de visita

A Odontologia, consciente de que deve proporcionar às pessoas uma satisfação estética, vem desenvolvendo e aperfeiçoando técnicas com este objetivo.

O clareamento dentário é uma delas e se tornou, com o passar do tempo, um desejo, já que todas as pessoas querem ter um sorriso mais bonito como os que vemos nos artistas de cinema e televisão. Como esta técnica ainda desperta muitas dúvidas por parte dos clientes, esperamos que com o texto abaixo sejam esclarecidas, se não todas, uma grande parte delas.

Qualquer pessoa pode fazer clareamento dentário?

Sim. Qualquer pessoa pode clarear seus dentes, sendo que a técnica usada varia de acordo com os fatores relativos a cada situação, que podem ser, o motivo e o tempo do escurecimento dentário, a expectativa do cliente, etc. O cirurgião-dentista oferecerá opções de acordo com cada situação, indicando e expondo ao cliente o melhor tratamento. Disponibilizamos o clareamento feito no consultório (a laser) e o clareamento caseiro (através de moldeiras). Para melhorarmos a cor dos dentes podemos recorrer ainda às facetas de resina ou porcelana e às próteses. Tudo para satisfazer os desejos do cliente.

O clareamento precisa ser feito no consultório dentário?

Não. Pode ser realizado pelo próprio cliente em casa, no caso do clareamento através de moldeiras, orientado por um profissional. Antes do cirurgião-dentista indicar o melhor tratamento de clareamento a ser feito é realizado um minucioso exame clínico e radiográfico em que são avaliadas cáries, restaurações existentes, dentes com tratamento de canal, dentes com manchas ou tártaro. Com isso encontramos a causa do escurecimento dentário.

Como é realizado o clareamento dentário fora do consultório?

Após o exame clínico realizado no cliente, verifica-se a possibilidade de melhorar a cor dos dentes através do clareamento. Então são realizadas moldagens das suas arcadas a fim de serem confeccionadas moldeiras. É entregue ao cliente um kit de clareamento que será usado com a orientação do profissional. O gel clareador contido na bisnaga deverá ser colocado na moldeira e levado à boca de 5 a 6 horas diárias em um período de 7 a 14 dias, dependendo da indicação profissional, até se atingir o resultado estético desejado.

O clareamento altera a cor das restaurações existentes?

Não, por isso é explicado ao cliente que após a realização do clareamento existe a necessidade de troca das restaurações antigas, pois o agente clareador não age nas mesmas, causando uma desarmonia estética.

Os produtos usados no clareamento são seguros à saúde geral?

Sim. As diferentes técnicas de clareamento utilizam substâncias ativas que, em altas concentrações, oxidam os pigmentos, ou seja, estas substâncias liberam grande quantidade de oxigênio que penetram nos túbulos dentinários. Todos os produtos usados com orientação de um bom profissional não ocasionam prejuízos à saúde geral do cliente, pois o bom profissional indicará produtos com segurança e eficácia, aprovados por entidades como: FDA (Food and Drug Administration), ADS (American Dental Association) e a ABO (Associação Brasileira de Odontologia).

Qual a melhor idade para se fazer o clareamento?

Pode ser realizado a partir dos 10 anos de idade.

Quais as orientações dadas aos clientes?

Seguir as instruções do dentista;
Retirar a moldeira pelo menos uma hora antes das refeições e reiniciar somente uma hora após às mesmas;
Diariamente observar os dentes para acompanhar o processo;
Caso sobre gel do kit, guardá-lo para possível manutenção;
Aguardar um ano para uma nova sessão;
Não ingerir em excesso café, chá, sucos ácidos, refrigerantes, chocolates, alimentos com coloração forte como beterraba, cenoura, etc.;
Não fumar durante o tratamento;
Não emprestar o produto para amigos ou parentes.
Os dentes clareados podem escurecer novamente?

Sim, mas nunca como eram antes. Isto vai depender muito dos hábitos do cliente. Após um a dois anos existe a necessidade de manutenção, que é realizada por três a quatro noites.

Existem contra-indicações no clareamento dentário?

Na bibliografia científica recomenda-se evitar tratamento em gestantes, lactantes e pessoas com lesões importantes.

O que é o clareamento a laser?

Hoje o uso do laser tem despertado interesse de profissionais e clientes. A denominação LASER vem da abreviação da expressão Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation, que significa ampliação de luz pela emissão estimulada de radiação. Denomina-se o tipo de laser conforme a fonte utilizada para emissão. O princípio de ação do laser é semelhante às lâmpadas de fotopolimerização, variando apenas o tempo necessário para se atingir o resultado. A ação do laser é responsável pela aceleração da liberação do oxigênio pelo agente clareador propriamente dito.

Como é feito o procedimento de clareamento a laser no consultório?

Exame clínico prévio;
Registro de cor inicial;
Isolamento e proteção das mucosas;
Aplicação do agente clareador + laser com 30 segundos em cada dente;
Se necessário repetir a etapa anterior por mais 2 ou 3 vezes;
Lavagem abundante;
Aplicação do flúor.