Sensibilidade nos dentes? Saiba aqui o porquê.

sensibilidade-clinica-my-way-31) Escovação excessiva

A sensibilidade ocorre desgaste do esmalte do dente quando o indivíduo faz uso de uma escovação agressiva, com muita força.

Este tipo de lesão pode ainda agravar se, associado a este hábito, há a utilização de escovas de cerdas duras.

Além de prejudicar o dente, isso também pode levar a retração gengival, o que expõe ainda mais a dentina.

2) Doença da gengiva (gengivite)

Quando há a inflamação na gengiva (gengivite), ela fica inchada, sangrante e dolorida.

Por vezes, podemos observar que a gengiva “descola” do dente, expondo partes que não tem esmalte e que antes estavam cobertas pela gengiva sadia.

Esta situação gera incômodo, dor, sendo então caracterizada como sensibilidade nos dentes causada pela inflamação gengival;

3) Ranger dos dentes

Pacientes que rangem os dentes (apresentam bruxismo) geram um desgaste anormal do esmalte dentário, podendo assim apresentar dentes sensíveis;

4) Retração gengival

Como dito anteriormente, a retração gengival expõe regiões do dente que não possuem a proteção do esmalte, deixando a dentina mais exposta e causando a sensibilidade nos dentes;

sensibilidade-clinica-my-way-25) Clareamento dental

Durante este procedimento, os pacientes podem apresentar sensibilidade dental. Ela pode ser causada diretamente pelo clareador e seus derivados, ou indiretamente pela pressão que o gel aprisionado na moldeira de clareamento pode provocar no fluido dentinário ;

Deve-se ficar atento se já existe a hipersensibilidade dentária antes de realizar o clareamento dental. Se for esse o caso, a sensibilidade deve ser tratada para depois realizar o branqueamento do dente. Assim evitamos maiores desconfortos durante o tratamento.

6) Cremes dentais abrasivos (como os que prometem clarear os dentes)

Existem cremes dentais com vários graus de abrasividade. A textura deles é diferente, como se fosse uma pasta “com areia”.

O material abrasivo, muito comum em pastas clareadoras, é o agente responsável pela microabrasão no esmalte gerando polimento dental. Ele limpa o dente pois desgasta o esmalte e assim consegue remover pigmentações aderidas, deixando os dentes mais claros.

Com o passar do tempo e com o uso frequente, ele acaba promovendo um desgaste excessivo do esmalte, deixando-o mais fino e assim, a dentina fica menos protegida, gerando sensibilidade nos dentes.

7) Uso de piercing na boca e hábitos parafuncionais que possam denegrir a estrutura do esmalte do dente

O piercing em contato com o dente, pode com o tempo provocar o desgaste ou a quebra do esmalte por ficar “raspando” nele  com freqüência , uma vez que muitos usuários do adereço ficam mordendo o objeto voluntariamente ou involuntariamente, quando mastigam ou falam.

Morder canetas, alfinetes ou ainda passar qualquer objeto duro nos dentes para remover resíduos de alimentos, com o tempo também podem provocar o desgaste dos dentes e assim gerar sensibilidade;

sensibilidade-nos-dentes8) Restaurações quebradas, infiltradas ou mal adaptadas

Muitas das vezes não conseguimos identificá-las e precisamos da ajuda do dentista para diagnosticá-las.

Quando as restaurações (obturações) quebram, se soltam ou estão em áreas com lesão cariosa nova, o dente afetado pode apresentar sensibilidade, pois tem a dentina mais exposta.

Assim, em casos onde a necessidade é apenas restaurar o dente, sem tratamento endodôntico, o paciente deve procurar ajuda especializada para colocar estas restaurações no lugar e assim a sensibilidade cessará.

9) Biocorrosão ácida

A erosão ácida ocorre quando o esmalte sofre desgaste por meio de ácidos.

Eles podem ter duas origens:

1) Intrínseca – ácido gástrico ou regurgitação decorrente de problemas médicos ou psicológicos como refluxo ácido, anorexia, bulimia.

2) Extrínseca – ácidos relacionados com a alimentação como consumo de açúcar, refrigerantes dietéticos, sucos de fruta, bebidas carbonatadas que contribuem para tornar a boca muito ácida.

Esse tipo de desgaste é extremamente maléfico ao paciente, pois usamos alimentos ácidos diariamente e o seu uso continuo causa amplo desgaste no dente.

Fonte: MD Fossard

Você tem problemas de sensibilidade nos dentes? Não deixe para depois, pois sua situação pode se agravar. Clique aqui e nos faça uma visita!