Quais são os cuidados para uma recuperação após um implante dentário?

Os cuidados pós-operatórios após um implante dentário são super importantes, pois eles podem ser decisivos para que hajam ou não complicações na sua recuperação. Os cuidados após a cirurgia facilitam e favorecem a cicatrização e os resultados. Por isso é necessário seguir as orientações à risca, assegurando que os seus objetivos sejam alcançados.

Uma cirurgia dentária não deixa de ser um processo cirúrgico e, para que ela obtenha sucesso, todas as normas devem ser cumpridas. Afinal, o corpo sempre acaba necessitando de um tempo para se regenerar.

Período de recuperação

O período de repouso indicado é de 48 horas, podendo se estender em até 10 dias, dependendo do procedimento realizado e da recuperação individual de cada indivíduo. Já os enxertos ósseos levam de 4 a 8 meses para serem cicatrizados; os implantes levam de 45 dias a 4 meses.

É bom enfatizar que todas as medicações recomendadas pelo cirurgião-dentista devem ser seguidas à risca, evitando inflamações, dores e outros incômodos.

Alimentação

Nesse período pós-operatório, é ideal que sejam consumidos alimentos pastosos e frios. A região bucal também deve ser higienizada sempre que possível, eliminando bactérias e prevenindo possíveis contaminações.

Confira uma lista de contraindicações:

• Não coma nada duro, crocante, quente ou ácido durante a primeira semana
  • Não beba nada quente, com gás ou muito ácido nos primeiros 7 dias
  • Deve-se dormir recostado no primeiro dia pós-cirurgia
  • Deve-se colocar gelo por fora da área operada nas primeiras 24 horas
  • Não mastigue com lado que foi realizado o procedimento, principalmente durante o primeiro mês
  • Não consuma bebidas alcoólicas ou fume durante todo o processo de cicatrização
  • Evite espirrar, tomar Sol e assoar o nariz

Sintomas que podem ser sentidos após o implante

Dores profundas não são comuns após a realização de implantes bem sucedidos. Alguns

desconfortos podem ocorrer, é claro, caso o implante esteja inflamado. O implante também não tem relações diretas com dores de cabeça, portanto devem ser verificados outros fatores como o bruxismo e a oclusão dos dentes, caso esteja com esse sintoma.

É sempre importante ressaltar que a higienização dos dentes é imprescindível em qualquer tipo de tratamento. A negligência com relação a escovação pode resultar uma recuperação pouco satisfatória, que pode acabar desencadeando outros problemas por conta de infecções ou outras complicações.

Fonte Castell-Odonto

Você ainda está em dúvida sobre este assunto?

Se você gostaria de saber mais sobre implante dentário ou está precisando de tratamento, as Clínicas My Way ficam a disposição para esclarecer qualquer dúvida. Clique aqui e saiba como podemos ajudar.