Clinica My Way | Dentista Emergência 24 Horas e Atendimento domiciliar - Não Aceitamos Convênios

Até quando os pais devem escovar os dentes dos filhos?

Os pais devem saber a hora da independencia de seus filhos

É normal uma fase de independência das crianças, quando elas começam a querer fazer tudo sozinhas longe dos pais. Embora seja natural essa fase do desenvolvimento infantil, os pais devem estabelecer limites claros para os filhos, já que são eles os seus responsáveis. Uma das tarefas cotidianas que os pais devem ensinar aos filhos é como cuidar da saúde bucal. Mas qual é seria a idade certa para que as próprias crianças possam cuidar de sua higiene bucal?

A cárie é uma doença bastante comum entre as crianças, logo é fundamental que elas saibam, desde cedo, a importância de se escovar os dentes. Esse cuidado deve ser iniciado pelos pais assim que o bebê nasce.

A EBC publicou uma entrevista realizada pelo Blog da Saúde com a odontopediatra e professora da UNB Renata Cabral, na qual ela explicou como os pais devem orientar os filhos sobre como fazer uma higienização bucal adequada, para que tenham os dentes saudáveis por toda a vida. Segundo orientações de Cabral, a higiene bucal deve ser iniciada na vida do bebê e feita diariamente entre as amamentações ou refeições.  “Quanto mais cedo melhor, para que esses hábitos sejam implementados, porque quando eles estiverem mais velhos, já estarão acostumados que tem um horário para realizar essa higiene bucal”, explica a professora.

A orientação de Cabral é que os bebês visitem o odontopediatra no primeiro ano de vida, período quando os hábitos alimentares já estão implementados na vida da criança. Quando bebês, os pais devem usar uma fralda da própria criança, umedecida com água filtrada, para fazer a higienização de toda a gengiva. Já quando nasce o primeiro dente do bebê, é possível fazer a limpeza com uma dedeira, que é um tipo de escova específica para esse momento em que o bebê não tem a dentição completa. Ela alerta, ainda, que é fundamental fazer a limpeza bucal antes de o bebê dormir, a fim de evitar que restos de leite fiquem na boca ou nos dentinhos dele durante a noite.

Naturalmente, para que os pais possam ensinar aos filhos como escovar os dentes corretamente, eles mesmos devem saber como fazer a escovação de forma adequada. Afinal, é pelo exemplo dos pais que as crianças aprendem. Na entrevista, a odontopediatra alerta que existe uma idade ideal para que as crianças escovem seus dentes sem o auxílio dos pais.  “A gente sempre fala que por volta dos oito anos é a alforria da criança, quando ela já pode escovar sozinha. Antes dessa idade, até as habilidades motoras, muitas vezes não estão preparadas ainda para a criança fazer sozinha a higiene bucal, como escovar os dentes e a língua e usar o fio dental”.

Problemas com as cáries dos seus filhos? Que tal entrar em contato conosco para tirar suas dúvidas? Clique aqui!

Fonte: Greenme

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*