Gengiva inchada é sinal de Gengivite?

Gengiva inchada pode ser sinal de outros problemas.

Você pode não perceber, mas a gengiva é uma parte muito importante em nosso universo bucal. Quando ela está inchada, logo pensamos em uma temida gengivite. Mas sabia que nem sempre essa pode ser a razão do problema? Existem diversos fatores que causam o inchaço do periodonto que vão desde uma tentativa de defesa gengival até a ingestão de medicamentos hormonais. Quem esclarece essa questão é o periodontista Sérgio Siqueira.

Múltiplas funções na saúde bucal

A gengiva possui muitas funções ímpares que fazem um bem danado para a nossa boca, como sustentar, nutrir e proteger os dentes. “Ela ainda participa na fonética (quando fecha os espaços interdentais evitando o sibilamento na emissão de alguns sons) e na estética, criando harmonia nas proporções do sorriso, entre a porção branca (dentes) e a porção rosa exposta”. Não é à toa que precisamos cuidar muito bem delas para manter o nosso sorriso sempre completo.

Inchaço pode significar uma tentativa de defesa da gengiva

O inchaço é um dos sinais de inflamação nos tecidos gengivais, mas ele também pode ser um mecanismo importante de defesa e reparo do nosso corpo, como explica Sérgio. “Gengivas inchadas ou edemaciadas (presença de edemas) podem significar atividade de doença ou a tentativa de elimar algum corpo estranho que tenha entrado no delicado espaço entre o dente e a gengiva”. Nosso corpo tem um funcionamento incrível, né? Cuide bem dele.

Alguns medicamentos também podem causar o sintoma

Sabemos que uma má respiração e muitos remédios podem fazer mal à saúde dos nossos dentes, afetando, principalmente, o periodonto. Sérgio assegura. “Pacientes que têm uma respiração bucal, alguns medicamentos hormonais, como anticoncepcionais ou ainda anticonvulsivantes são outras causas para o aumento do volume gengival”. É primordial ir ao dentista para saber a razão do problema. “A avaliação clínica e a anamnese devem ser conduzidas para o diagnóstico preciso dessa manifestação e daí, o encaminhamento para tratamento adequado”.

Use produtos que foram feitos para sua gengiva

Ao visitar seu dentista ele recomendará alguns produtos para que você continue o tratamento em casa. No caso de alguma complicação nos tecidos gengivais, os melhores são aqueles voltados para tratamentos periodônticos, como o creme dental composto de Fluoreto e Estanho estabilizados. Ele e as demais ferramentas ajudam a interromper o ciclo da gengivite em apenas quatro semanas de uso. O kit bucal também protege sua boca contra a cárie, tártaro e outras doenças causadas pela placa nos dentes.

Fonte: Sorrisologia

Ficou com alguma dúvida?

Entre em contato conosco, caso tenha alguma dúvida ou curiosidade. Se está pensando se você ou alguém do seu convivio precisa usar algum tipo de auxílio no cuidado da gengiva, venha fazert o Check Up Digital Preventivo nas Clinicas My Way e evite que algo ruim aconteça antes do esperado. Clique aqui!