Clinica My Way | Dentista Emergência 24 Horas e Atendimento domiciliar - Não Aceitamos Convênios

Implantodontia: você sabe o que é?

O que é implantodontia?

Implantodontia é uma especialidade da odontologia que visa reconstruir uma parte do dente por meio de um implante. Esse implante é instalado cirurgicamente dentro do osso da mandíbula e/ou maxilar.

Esse tipo de procedimento, também conhecido como implante osseointegrado, utiliza parafusos de metal titânio. Ele acaba funcionando como um substituto para a raiz natural do dente. Ele atua na manutenção da prótese dentária – ou coroa – no local certo.

Com a implantodontia é possível fazer a reabilitação de um ou mais dentes ausentes. Os implantes podem dar suporte para diversos tipos de próteses entre fixas ou removíveis.

O objetivo principal dessa especialidade é devolver as funções essenciais dos dentes que, eventualmente, tenham sido afetadas devido à ausência, como a mastigação e fonética.

Mas, é claro que a implantodontia também se encarrega de cuidar da questão estética perdida. Ela ajuda a restaurar a harmonia do sorriso e promover no paciente a melhora de sua autoestima.

Como é feita a cirurgia de implante?

Atualmente, com o uso de técnicas modernas, a cirurgia para a colocação de implantes é feita de forma rápida e segura.

Entretanto, a implantodontia é uma especialidade que demanda paciência no tratamento. As etapas precisam ser bem planejadas para que todos os estágios do procedimento sejam devidamente cumpridos.

O primeiro passo é o planejamento individualizado de acordo com a necessidade do paciente. Para isso são realizados exames de imagens e laboratoriais.

Também é necessário um alinhamento entre o implantodontista e o protesista. O protesista é o responsável pela confecção das próteses que serão colocadas posteriormente sobre os implantes.

De modo simplificado, a cirurgia consiste em abrir a gengiva e instalar, com o auxílio de brocas, os parafusos dentro do osso da mandíbula e/ou maxilar. Depois disso, são dados alguns pontos no local.

Há casos especiais em que não há osso suficiente para a fixação do implante. Aí, então, é necessária a colocação de um enxerto ósseo. Isso acontece devido a um processo chamado “reabsorção óssea”, no qual o osso que estava ao redor da raiz vai se perdendo gradativamente em virtude da ausência do dente.

Deseja realizar um implante dentário ?

Para realizar um implante dentário de qualidade e com segurança vá na clinica odontológica My Way, indo lá você poderá conhecer outros incríveis serviços que podem deixar você com um sorriso lindo.

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*