QS lança campanha alertando o HPV e outras doenças

Grupo Qualidade Saúde lança campanha de consientização Mononucleose

O Carnaval, a festa mais popular do Brasil, é um períodode muita alegria e divertimento onde a população, em sua maioria jovem, sai às ruas e desfruta de quatro dias de celebração. Esta grande festa esconde uma grave e oculta ameaça, o vírus HPV. Uma doença silenciosa que muitas vezes não se manifesta pelo corpo mas pode se tornar fatal. Além do HPV, durante esta época aumenta também a transmissão do vírus Epstein -­ Barr, responsável pela Mononucleose, ou doença do beijo, que provoca febre, enfartamento dos gânglios do pescoço e das axilas, comprometimento do fígado e do baço, entre outros sintomas.
O vírus também pode ser contraído através de objetos contaminados e transmissã o de sangue contaminado. Há 20 anos, o HPV era encontrado, em sua maioria, em pacientes com idade acima de 50 anos. Mas ele vem migrando dest a faixa etária e se popularizando cada vez mais entre o público jovem, e o que mais contribui para isso é a sua transmissão, que ocorre através das mais diversas formas, como o compartilhamento de copos com pessoas infectadas, relações sexuais desprotegidas, sexo oral e também através do beijo, todas são práticas que se tornam mais comuns durante o carnaval.
O HPV é apresentado em mais de 150 variantes, que em sua maioria é inofensiva para o ser humano, mas algumas se tornam letais e podem desenvolver graves doenças como câncer de boca, da faringe e da amídala. Estima-­se que 25% a 50% das mulheres e 50% dos homens estejam infectados com o HPV. De cada 10 casos de câncer de amídala, 8 estão relacionados ao HPV e 1 a cada 3 pessoas que desenvolveram câncer na
boca, são portadores do vírus.
A prevenção é a forma mais eficiente para evitar o vírus HPV e o Epstein -­ Barr, responsável pela Mononucleose, por isso o Grupo Qualidade em Saúde, uma organização que conta com mais de 700 dentistas em todo o Brasil está promovendo o Carnaval Boca Saudável contra a Mononucleose e HPV, com ações de conscientização em todo o país.
Nosso objetivo é divulgar à população a importância dos cuidados com a saúde bucal para evitar doenças sistêmicas provocadas por problemas bucais, informações estas ainda desconhecidas pela sua grande maioria.

Você ainda está em dúvida sobre este assunto?

Se você gostaria de saber mais sobre este assunto ou está precisando de tratamento na época do Carnaval, as Clínicas My Way ficam a disposição para esclarecer qualquer dúvida. Clique aqui e saiba como podemos ajudar.