Clinica My Way | Dentista Emergência 24 Horas e Atendimento domiciliar - Não Aceitamos Convênios

Quais os cuidados que devemos ter com os doces?

 Fique atento ao consumo de doces! Veja alguns conselhos abaixo.

Quem não gosta de comer doces? Observamos no mercado vários tipos, sabores e formas, ficando difícil escolher qual é o nosso preferido. Mas, o excesso desses alimentos, não combina em nada com os nossos dentes, e podem causar doenças, afetando a perfeita saúde bucal. O melhor é ficar com as frutas, fibras e legumes, para que possamos manter a integridade bucal, uma vez que o sorriso é o nosso cartão de visita.Segundo a Dra. Maristela Lobo, as doenças bucais mais comuns, que aparecem nos indivíduos que consomem muito açúcar são as cáries (que destrói os dentes), e a doença periodontal (que eliminam os tecidos ao redor dos dentes, gengiva, ligamento periodontal e osso). Essas doenças consideradas infecciosas são causadas por espécies diferentes de bactérias, que em sua maioria, utilizam os açúcares como alimento, “Desta forma, os doces se tornam um potente substrato para a multiplicação bacteriana.”, afirma ela.

Após o consumo de doces, é necessário fazer a higienização da boca, com todos os recursos, fio dental e escovação correta, “O ideal é escovar os dentes até 15 minutos após a ingestão dos doces, pois, geralmente a partir desse período as bactérias estarão metabolizando os açúcares ingeridos e fabricando ácidos, que são bastante prejudiciais aos tecidos bucais.”, alerta Lobo. Por esse motivo o melhor é escovar os dentes após o consumo desses alimentos, para que o efeito da escovação tenha efeito.

O consumo desses produtos no período da noite ainda é pior, “Na parte da noite, a ação protetora da saliva está minimizada, uma vez que a saliva contém anticorpos, enzimas e outros compostos antibacterianos, que ajudam o organismo a retardar a ação das bactérias, se a higienização bucal estiver sendo feita de maneira adequada, o individuo estará livre desse mal durante a noite, mas, se o mesmo não escovar os dentes, estará susceptível a ter uma doença bucal.”, detalha a especialista.De acordo com Maristela, o ideal é consumir os doces, duas vezes por dia no máximo, pois, não são considerados alimentos saudáveis, devem ser ingeridos após as refeições, e não nos intervalos entre as mesas. Evitando aqueles que possuam consistência pegajosa, como balas de mascar, frutas secas etc. Essas medidas não valem apenas para a saúde dos dentes, mas também para a saúde do corpo como um todo.

Entretanto, para aqueles que amam doces e não conseguem ficar um dia sem consumi-los, o melhor é optar por doces Diet (sem açúcar), pois, não contêm sacarose, todavia, são destinados para indivíduos diabéticos, “De certa forma, esses alimentos são menos prejudiciais aos dentes e gengiva, quando comparados aos similares açúcarados, mas, devem ser consumidos de forma moderada, pois podem trazer outros problemas à saúde sistêmica.”, afirma a Dra. Maristela Lobo.

A Dra. Maristela destaca também, que a doença cárie por sua vez, é uma doença periodontal, são multifatorais, que resultam da presença de bactérias, substrato e deficiência do hospedeiro, que aproveita da deficiência e/ou falhas do sistema de defesa (sistema imune), “Quando o indivíduo higieniza bem os seus dentes, gengiva e língua, e é bem nutrido, ingerindo alimentos adstringentes e ricos em fibras, vitaminas e sais minerais, ele se torna menos susceptível a tais infecções bucais.” fala ela.

O consumo em excesso desses alimentos/produtos agride os dentes, mas também o sistema do corpo, acarretando uma serie de doenças, os doces, devem ser consumidos com cautela, “Os melhores alimentos para a saúde do nosso organismo como um todo são: frutas, oleaginosas, verduras, legumes, fibras, proteínas animais, derivados de leite (ricos em cálcio) e carboidratos complexos.

Você ainda está em dúvida sobre este assunto?

Se você gostaria de saber mais sobre este assunto ou está precisando de tratamento, as Clínicas My Way ficam a disposição para esclarecer qualquer dúvida. Clique aqui e saiba como podemos ajudar.

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*