Clinica My Way | Dentista Emergência 24 Horas e Atendimento domiciliar - Não Aceitamos Convênios

Conheça os Procedimentos da Odontologia Estética

As Clinicas My Way Possuem tratamento de odontologia estética

 

Confira os principais procedimentos estéticos dentários

As Clinicas My Way Possuem tratamento de odontologia estéticaComo cada paciente possui problemas que podem variar, é necessário, muitas vezes, uma combinação de tratamentos para devolver ou restaurar o sorriso.

Como este é um trabalho em conjunto — paciente e dentista — é importante que os dois conversem sobre os objetivos a serem alcançados e os tratamentos necessários para proporcionar o resultado esperado.

Mas, se você está curioso para conhecer mais sobre estas técnicas, a Benatti Odontologia listou para você os mais comuns realizados nos consultórios. Descubra!

Lentes de contato de porcelana

Esse tipo de tratamento é um dos procedimentos estéticos dentários mais procurados pelos pacientes quanto o assunto é renovação total do sorriso.

As lentes de contato de porcelana são utilizadas para modificar a forma, a cor e até mesmo os espaços entre os dentes. Os laminados deste material são usados para o recobrimento do lado externo dos dentes, aderindo-se ao esmalte.

Uma das principais características das facetas de porcelana é sua superfície lisa e de cor natural. Sua estrutura cristalina confere propriedades ópticas semelhantes ao esmalte do dente e são resistentes às manchas, além de ter longa duração.

Pelo fato da faceta ser uma camada fina de porcelana, com uma espessura semelhante a uma lente de contato, ela permite restaurar os dentes de forma pouca invasiva em diversas situações, como:

  • descoloração e manchas por antibióticos e fluorose;
  • dentes que foram submetidos a tratamento de canal;
  • dentes escurecidos pela idade;
  • dentes com pequenas fissuras e defeitos na superfície do esmalte, causados pelo envelhecimento ou trauma;
  • restaurações antigas que apresentam desgaste e manchamento;
  • fechamento de espaços entre os dentes naturais.

Clareamento dentário

O clareamento é o procedimento estético dentário mais procurado entre os pacientes.

Um bom diagnóstico da real cor dos dentes e o seu grau de manchamento juntamente com planejamento do caso e atenção à técnica, fazem com que o branqueamento seja um tratamento mais simples e menos invasivo para clarear os dentes escurecidos e diminuir muitas manchas.

Uma das opções de clareamento é o método “mediato”, realizado fora do consultório. Ele é feito por meio de géis clareadores e moldeiras em silicone individualizadas.

Já a técnica de clareamento “imediato” só pode ser realizada em consultório e com a supervisão de um profissional.

Nela, os géis clareadores têm concentração mais alta que na técnica caseira. Também utiliza uma fonte de luz pode ser direcionada sobre os dentes. Desta forma, promovem uma aceleração da ação do gel e aumentam a velocidade de clareamento.

Restaurações com porcelana

A crescente procura pelos procedimentos estéticos dentários é, em grande parte, devido aos avanços em restaurações de porcelana pura.

A porcelana é biologicamente compatível e bem tolerada, tanto pelos tecidos duros (dentes) como pelos tecidos moles (gengiva) da boca.

Atualmente, as restaurações de porcelana do tipo metal-free são consideradas mais agradáveis e com melhores resultados estéticos. Translucidez, estabilidade de cor e brilho permitem uma maior duração, na maioria dos casos.

A porcelana pode ser escolhida para aplicação de:

  • faceta laminada;
  • coroa em porcelana sobre dente;
  • coroa de porcelana sob o implante;
  • ponte fixa de vários dentes em porcelana.

Um dente deste material, corretamente elaborado com cor e formato condizentes aos dentes presentes, muitas vezes, não pode ser diferenciado visualmente.

Resinas composta

As resinas compostas têm sido um dos maiores avanços na odontologia e no desenvolvimento dos procedimentos estéticos dentários.

Elas estão disponíveis com diferentes graus de translucidez e sua facilidade de manipulação e combinação de cores as tornam uma alternativa para o tratamento estético das lesões cariosas de dentes anteriores e posteriores. As restaurações em resinas compostas são feitas diretamente nos dentes.

Muitos pacientes perguntam sobre a durabilidade das restaurações com este material. A vida útil de uma restauração estética em resina depende de muitos fatores, incluindo:

  • a natureza e extensão da lesão de cárie;
  • o procedimento escolhido para o tratamento;
  • a qualidade do material de restauração utilizado;
  • principalmente, a habilidade do cirurgião dentista.

Outros fatores, como a higiene oral do paciente, a oclusão e hábitos adversos também devem serem levados em consideração. As resinas compostas são a alternativa estética para as antigas restaurações metálicas em amálgama.

Tradicionalmente, essas restaurações eram conhecidas como incrustações metálicas. Hoje, novos materiais como cerâmicas, resinas laboratoriais e cerômeros substituem o metal, proporcionando resultados estéticos incríveis e duradouros.

Cirurgia plástica gengival

A cirurgia plástica gengival, também conhecida como gengivoplastia, é usada para corrigir o que é comumente referido como sorriso gengival.

Este tipo de sorriso ocorre quando quando a linha da gengiva parece estar cobrindo os dentes de forma excessiva, fazendo-os parecer curtos. Esse procedimento tem como objetivo remover o excesso de tecido ósseo e gengival, expondo uma maior quantidade de dentes naturais e proporcionando um sorriso mais agradável.

Isso pode ser feito em um dente, para igualar aos demais, ou em vários. Após a remoção do excesso da gengiva, um refinamento deve ser feito, afinando o tecido gengival remanescente, de modo que pareça natural.

Uma nova alternativa ao bisturi para este procedimento é o laser, que pode reduzir a quantidade de anestesia dentária necessária, diminuir a quantidade de sangramento e inchaço e, consequentemente, oferecer um melhor processo pós-operatório ao paciente.

Fonte Bennati

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*