Saiba o por que o cigarro não combina com bom hálito

clinica-my-wayDiversas pesquisas apontam o fato de que o mau hálito e os dentes amarelados e manchados, incomodam mais os fumantes do que as fotos de pessoas doentes estampadas nos maços de cigarro.
A maioria das pessoas acredita que são necessários muitos anos, para que se adquira doenças graves, enquanto o mau hálito e o desagradável aspecto dos dentes é notado sempre.
Fumantes em geral podem apresentar alterações nas papilas da língua o que diminuem o paladar e passam a reter mais partículas de alimentos e restos de células epiteliais descamadas causando o mau hálito.
O fumo também indiretamente favorece a Xerostomia (diminuição na quantidade de saliva) o que pode causar desconforto ao deglutir os alimentos, diminui a lavagem da cavidade oral e aumentar a viscosidade da saliva e consequentemente sua aderência.
A ausência do sangramento gengival, principal sinal da inflamação, leva o paciente a achar que ele não tem doença gengival. O sangramento não aparece pois o fumo causa uma vasoconstrição periférica.
Todos os males causados pelo cigarro fazem com que o paciente fumante tenha que ter um cuidado muito grande com a saúde de sua Boca.
O mau hálito só acontece na presença de bactérias. Portanto, pacientes fumantes devem fazer o exame de halitose sempre que notarem algum desconforto e anualmente como prevenção.

Créditos: Centro de Prevenção e Odontologia