Clinica My Way | Dentista Emergência 24 Horas e Atendimento domiciliar - Não Aceitamos Convênios

Chocolate é bom ou ruim para os dentes?

A Páscoa está aí e o consumo de chocolate aumenta consideravelmente. Se você escolher um bom e consumi-lo com moderação e não deixar de lado a boa higiene bucal, pode ficar tranquilo. O chocolate pode ser bom para seus dentes.

Moderação é um dos segredos. Mas o principal deles é escolher bem o chocolate. Nem todo tipo de chocolate é bom para os dentes. Tudo o que ele pode oferecer de bom está na semente do cacau. Taninos, polifenóis e flavonóides. Esses são antioxidantes que beneficiam os dentes. Os taninos são os que conferem o gosto amargo e dão a cor escura ao chocolate. Os polifenóis limitam o trabalho das bactérias que causam mau hálito e infecções nas gengivas. Já os flavonóides ajudam a retardar o aparecimento de cáries. Tudo isso é bom, até que seja misturado ao açúcar.

Amargo, ao leite ou branco?

Dos três tipos, o amargo é o menos processado e o mais próximo da semente do cacau, o que faz dele a opção mais saudável. Para melhores resultados, o chocolate deve ter cerca de 70% de cacau. São os que menos têm açúcar, o que de quebra ainda é melhor para sua cintura.

Os benefícios do chocolate amargo

Há uma bactéria em nossa boca, chamada streptococcus mutans, que produz o ácido que corrói o esmalte do dente. Os antioxidantes do amargo impedem que as bactérias produzam esses ácidos prejudiciais, agindo como uma espécie de composto antibacteriano. Além disso, a manteiga de cacau também cria uma barreira protetora contra a ação dessas bactérias.

O chocolate amargo tem cerca de quatro vezes mais antioxidantes que o chá verde, por exemplo. Isso não só ajuda a inibir a produção de placa bacteriana, mas também ajuda a reduzir inflamações no corpo e previne a doença periodontal, que ataca as gengivas e deixa caminho aberto para que as bactérias entrem na corrente sanguínea e causem doenças cardíacas ou outras doenças sistêmicas.

É importante lembrar, no entanto, que moderação no consumo de chocolate é essencial. Mesmo os amargos ainda contêm grandes quantidades de açúcar e gordura e são bastante calóricos. Além disso, os taninos presentes no cacau podem escurecer os dentes.

E por último, não esquecer de manter a correta higienização dos dentes. Seguindo essas dicas, você pode curtir seu chocolate sem medo de prejudicar os dentes.

Fonte: Magda Koerich

Precisando de atendimento ou consultas no feriado da Páscoa? Clique aqui e conheça a Clínica My Way.

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*