Clinica My Way | Dentista Emergência 24 Horas e Atendimento domiciliar - Não Aceitamos Convênios

Pessoas da terceira idade buscam tratamento ortodôntico

Nunca é tarde demais para desejar um belo sorriso. Embora os aparelhos fixos sejam mais utilizados por adolescentes, pessoas na terceira idade também estão recorrendo a tratamentos ortodônticos para corrigir os dentes. As vantagens vão além da estética e incluem benefícios para a mastigação, a fonação e a respiração.

“Os pacientes chegam aos 60 anos ativos, buscando melhorar a qualidade de vida para aproveitar essa fase. Para isso, cuidam do organismo, da mente e da boca”, afirma o dentista Daniel Passos Valadares.

Impedimentos

A idade não contraindica o tratamento ortodôntico, mas a condição clínica do paciente deve ser avaliada.

“A perda óssea, comum na terceira idade, é um dos principais impedimentos”, diz Valadares. Como o dente é preso ao osso, se o tecido ósseo não estiver saudável poderá impossibilitar a colocação do aparelho.

Se não houver problemas, cabe ao dentista conduzir o processo de forma suave e lenta. “Geralmente, o paciente de terceira idade é menos tolerante à dor. Então é bom simplificar o tratamento, buscando o melhor resultado. Nem sempre dá para fazer grandes intervenções”.

Como muitas pessoas com mais de 60 anos já perderam dentes e fizeram restaurações e implantes, às vezes é preciso recorrer a técnicas de outras especialidades.

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*