Clinica My Way | Dentista Emergência 24 Horas e Atendimento domiciliar - Não Aceitamos Convênios

Aparelho para os dentes: Dicas que você precisa saber

Antes de colocar algum tipo de aparelho para os dentes, você deve saber algumas dicas para não ter problemas futuros

Um dos tratamentos ortodônticos mais comuns e populares no mundo é o uso de aparelho fixo, por se tratar de um procedimento simples, de fácil manutenção e que garante bons resultados estéticos. O aparelho fixo é muito recomendado para as pessoas que precisam corrigir o alinhamento dos dentes ou para aqueles que tenham problemas com a articulação dentária, sendo indicado para diversas situações, dependendo do tipo de mordida e da idade da pessoa.

O que nem todos sabem é que, para alcançar os resultados esperados, é preciso muita dedicação e cuidado do paciente com o tratamento, que exige higiene, mudança de hábitos e muita paciência. Por isso, elaboramos esse texto com 4 coisas que você precisa saber antes de colocar aparelho fixo. Vamos conferir?

Como é o aparelho fixo?

A função do aparelho ortodôntico fixo, resumidamente, é movimentar os dentes para a posição correta, garantindo um alinhamento mais adequado entre eles. Essa movimentação é resultante da pressão feita pelos componentes do aparelho que, basicamente, são:

  • Braquetes: peças metálicas coladas em cada um dos dentes e que servirá de base para o fio metálico.
  • Fio metálico: é um tipo de fio que passa pelos braquetes e que tem a função de dar o alinhamento pretendido ao arco dentário.
  • Bandas metálicas: são as peças que dão sustentação ao aparelho, servindo como ancoragem do sistema.

Dessa forma, o tratamento consiste em pressionar o arco dentário, de forma progressiva, até que ele alcance o alinhamento pretendido. Geralmente, o tratamento demora 2 anos para ser concluído, variando de acordo com o caso.

Quais exames são necessários para colocar aparelho fixo?

A primeira coisa a ser feita, caso você tenha interesse em iniciar um tratamento com aparelho fixo, é consultar um ortodontista para que ele possa melhor direcionar o tratamento de acordo com suas necessidades. Normalmente, ele pedirá alguns exames, como raio-x e fotografias da face, para poder analisar com mais precisão a condição geral dos arcos dentários. Além disso, antes de iniciar o tratamento ortodôntico, será necessário verificar a presença de cáries ou de periodontites, pois essas condições dificultam e, muitas vezes, impedem esse tratamento.

Cuidados com a higiene

Após a colocação do aparelho fixo, a limpeza dos dentes se torna mais difícil e muito trabalhosa, sendo necessário redobrar a atenção com a higienização bucal, a fim de evitar o surgimento de cáries e problemas com a gengiva. Assim, será necessário utilizar escova de dentes especial, ultramacia, que contenha um canalito central capaz de atingir os braquetes e limpá-los. Além disso, você precisará de uma escova interdental, para a limpeza entre os arcos, e de passa fio, para facilitar o uso de fio dental.

Cuidados com a alimentação

Além dos cuidados com a higiene, é importante que o paciente também cuide da alimentação, pois alguns alimentos podem dificultar a higienização e outros podem danificar o aparelho fixo. Assim, evite alimentos grudentos e açucarados, como gomas de mascar e balas, pois os resíduos desses alimentos podem se alojar entre os componentes do aparelho e favorecerem o desenvolvimento de bactérias. Alimentos duros e fibrosos também devem ser evitados, devido à possibilidade de causarem danos ao aparelho e quebrar seus componentes, algo muito comum entre as pessoas que utilizam aparelho fixo. Assim, opte por alimentos macios ou bem cortados.

Por fim, vale a pena ressaltar que os primeiros meses do tratamento exigem muita paciência, pois o processo pode ser doloroso e de difícil adaptação, causando alguns desconfortos ao comer e até mesmo para falar. No entanto, esse é um dos procedimentos ortodônticos mais eficientes e que trazem grandes benefícios ao final do tratamento.

Fonte: TEPE

Ficou com alguma dúvida, ou gostaria de saber se há a necessidade de usar aparelho nos dente?

Entre em contato conosco, caso tenha alguma dúvida ou curiosidade. Se está pensando se você ou alguém do seu convivio precisa usar algum tipo de aparelho ortodôntico, venha fazert o Check Up Digital Preventivo nas Clinicas My Way e evite que algo ruim aconteça antes do esperado. Clique aqui!

 

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*